Amamentar é um carinho imenso entre mãe e filho(a), é a troca do olhar, é a segurança que passamos para esse serzinho tão indefeso, é o alimento ideal, puro, que alimenta o físico e a alma. A melhor vacina que podemos oferecer para o nosso filho, tem livre demanda, na temperatura certa e na quantidade necessária, é tão abundante quanto o universo, um ato de amor profundo.
A amamentação traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê e deve ser oferecida como única forma de alimentação nos primeiros seis meses de vida.
A primeira mamada pode ser feita ainda na sala do parto, nos momentos iniciais da vida do bebê. Recomenda-se que, nos primeiros seis meses, como dito anteriormente, a criança alimente-se apenas do leite materno. Depois desse tempo, outros alimentos podem ser adicionados à dieta, entretanto, a criança deve ser amamentada pelo menos nos dois primeiros anos de vida.
Há quem acredite que a amamentação é boa apenas para o bebê, porém esse pensamento é errôneo. Além de fortalecer o vínculo entre a mamãe e a criança, a amamentação após o parto diminui o sangramento materno e ajuda o útero a voltar ao normal. Além disso, o aleitamento materno também está associado com a redução dos casos de câncer de mama.
E você já amamentou? Conte aqui pra gente suas experiências...